Mesmo não sendo um expert na área, é possível identificar quando nosso site esta dando sinais de fraqueza, afinal como tudo na vida, ele também precisa de cuidados. Apesar de basicamente ser feito por códigos e imagens, ele precisa estar com a saúde em dia para desempenhar melhor suas funções trazendo para você os resultados esperados, e hoje em dia não é nada fácil ser um site.

Para que seu site esteja com a saúde 100% ou mais perto disso, vamos listar cinco coisas que você deve ter uma atenção especial e que com certeza vão deixa-lo pronto para as batalhas do dia a dia.

Segurança

Com a grande quantidade de ataques e tentativas de invasão a sites feitas por Hackers, é fortemente recomendável que seu site esteja sempre atualizado e com senhas de acesso em níveis fortes. Para usuários de CMS como Drupal, WorPress, Magento, Joomla e similares existem módulos que podem auxiliar e manter seguro seu site, mas além disso recomendamos fortemente que sempre que a desenvolvedora da plataforma disponibilizar atualizações essas sejam aplicadas.

Velocidade

Grande parte dos usuários desiste de acessar um site quando seu carregamento é muito demorado, principalmente quando esses acessos são feitos por conexões 3G ou 4G, então otimizar seu site para uma melhor performance é muito importante, e você pode fazer isso reduzindo o tamanho das imagens, compactando seus arquivos CSS e JS, e se possível hospedando seu site em um servidor com melhores recursos de hardware.

Responsivo

Atualmente temos pesquisas que mostram que mais de 80% dos acessos a sites, lojas e portais são realizados através de celulares e SmartPhones, e ter um site que que se adapta a esses dispositivos é lei, tanto para ajudar a navegação do usuário quando para ser melhor ranqueado pelo Google (SIM, o Google leva em conta seu site ser responsívo para exibi-lo no topo das listas de busca).

Beleza

Exatamente, aqui a beleza é muito importante. Um site com visual bacana pode, e com certeza vai instigar seus visitantes a conhecer melhor, e consequentemente encontrar por informações que sejam relevantes para eles. Um site com um visual moderno e bons conteúdos é uma das principais maneiras de mostrar a alguém que seu negócio ou empresa estão aptos a atende-lo na prestação de serviços ou venda de produtos.

Otimização para motores de busca (SEO)

E para finalizar recomendamos fortemente que seu site esteja otimizado para motores de busca, afinal de contas um site que não está visível não lhe trará os resultados esperados.

Nossa dica então é CUIDE DA SAÚDE DO SEU SITE, e assim ele será um forte aliado na prospecção e divulgação de seus produtos ou serviços.